4 de set. de 2013

PIPOCA

Há quem diga que pipoca não combina com filme, eu digo que quem diz isto não combina comigo. Apesar de pipoca ser associada a momentos de diversão e lazer, este alimento faz parte do meu cardápio com relativa frequência, para quem está em processo de emagrecimento, usá-la como aperitivo ao receber amigos em casa é uma ótima alternativa aos salgadinhos. O milho integrava como um dos principais alimentos na dieta das populações americanas, por isto, supõe-se que estes povos foram os responsáveis pelo surgimento da pipoca ao deixar espigas próximas a fogueiras, o calor desidratava completamente os grãos e estouravam. Algumas culturas americanas, acreditavam que o milho estava associado à divindades espirituais, esta crença surgiu tamanha a importância do alimento nestes grupos. Acreditava-se que os grãos continham um espírito e quando se aquecia o milho, este espírito se irritava com o calor até estourar.

Bom, se tem espírito eu não sei, mas se tiver já estourei milhares e posso fazer parte de um grupo exterminador de fantasmas! Nunca imaginei que uma porção média de pipoca possui cinco vezes mais fibras do que a mesma quantidade de alface, além disto, ela nos fornece vitaminas e até alguns minerais que nos auxiliam na manutenção dos músculos e no fortalecimento dos nossos ossos, por exemplo: Álcio, sódio, iodo, ferro, zinco, manganês, cobre, selênio, crômio, cobalto, cádmio e fósforo.

Aquela casquinha que chamamos de infeliz quando fica presa no meio dos dentes, deveria se chamar dona felicidade, pois ela possui antioxidantes que superam até leguminosas, vegetais e frutas. Consumir polifenóis, composto bioativo presente na pipoca, equivale, em média, dez vezes o consumo diário de vitamina C e cem vezes o consumo de vitamina E. Fisiologicamente falando, este composto está associado à prevenção de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes, câncer dentre tantas outras e só pra ficar melhor, ele possui elevada capacidade antioxidante!

TRADUZINDO: Uma porção média de pipoca possui 360mg de polifenóis enquanto a mesma quantidade de frutas nos fornece apenas 160mg! 

A parte branca, não provoca grandes alterações nos níveis de glicose, pois é um carboidrato resistente e passa praticamente intacto pelo aparelho digestivo, para quem tem diabetes tipo dois é um grande parceiro!

Depois de saber a história da pipoca, alguns dos benefícios e ficar com medo de encontrar fantasma, vou ensinar como faz sem óleo!


Clique aqui para aprender a receita! 

Um comentário:

  1. Humm..já gosto de pipoca, e sabendo dos nutrientes dela fica melhor ainda (sem exageros na quantidade ,claro rs) :)

    ResponderExcluir