13 de ago. de 2013

MOTIVAÇÃO E ESTÍMULO

Quem nunca usou a falta de motivação como justificativa para deixar de fazer algo, seja lá o que for, que atire a primeira pedra! A motivação está muito mais ligada com o real desejo de concretização, do que incentivos externos ou facilidades para execução das nossas metas, sonhos e vontades. Claro que podemos receber estímulos, por exemplo, um jovem que prestará o vestibular, terá um grande estímulo ao saber que se for aprovado ganhará um carro, por consequência ele irá dedicar-se aos estudos para ser bem avaliado, garantir a faculdade e receber o grande estímulo: O carro; Ele está motivado? Talvez, é possível que esta premiação o motive a ser mais estudioso para a vida inteira e não apenas durante a preparação para o vestibular, agora se for preciso uma troca constante para os estudos, ele sempre estará estimulado e isto não o fará um bom profissional, um bom estudante muito menos um ser humano feliz, é por ausência de motivação que muitas pessoas estragam suas vidas.

Quando um treinador inicia um trabalho de preparação para um atleta competir, ele tem duas possibilidades, estimular ou motivar o competidor. O estímulo é algo mais técnico que visa resultados imediatos como o fato de ser aprovado no vestibular e ganhar um carro, já a motivação trata-se de uma emoção que está ligada diretamente com o tamanho dos nossos desejos e visa comportamentos de transformação, por exemplo, quem faz dieta deve buscar estímulo, neste caso a troca pode ser comer o doce favorito a cada quilo perdido. Quem busca reeducação alimentar, quer transformar seu estilo de vida e deve estar motivado para respeitar os processos da transformação e aceitar as consequências de decisões, agindo por conta própria para concretizar a reeducação alimentar esta pessoa sempre estará motivada.

Perceba que defendo que a motivação parte de nós e não dos outros, voltando ao caso do treinador, veja a diferença entre um atleta estimulado e motivado.

Estimulado: É aquele atleta que sempre escuta que ele é capaz, forte, pode fazer melhor, foi bem na prova, não terá vida social, que levará o troféu e as medalhas pra casa e o foco estará nos treinos para atender as expectativas do público, patrocinadores e etc.

Motivado: Neste caso ele sabe que seus amigos o apoiam e sempre estarão esperando por ele nos aniversários, pois sua ausência é para um bem maior, pessoas e corporações acreditam nele e por isto ele quer retribuir dedicando-se mais a prática do esporte, seu técnico apenas precisa pensar nos movimentos a serem feitos e a sintonia da dupla será sentida pelo público, é sabido que seu esforço será reconhecido e que se algo der errado é por que ele deve aprender algo com isto e observar como ser diferente, pois para ele ser o melhor não significa nada, se não for feito com amor.

Espero que tenha aberto sua mente para que você possa encontrar motivação para realizar seus desejos, pegue papel e caneta e responda com sinceridade.

O que você é ou tem hoje que quer continuar sendo ou tendo amanhã?

Quais as mudanças que você quer em sua vida?

Como você irá motivar-se para se transformar?


TODAS as perguntas possuem respostas e elas estão na sua cabeça, portanto, só deixe este exercício de lado quando finalizá-las, não importa o tempo que leve. E perceba, nenhuma questão coloca em jogo o que você não quer, mas sim, o que você quer, isto mostra que a motivação tem forte relação com o olhar pra dentro de nós e não apenas para o que vemos fora! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário